Billy The Kid - William Henry McCarty, Jr.

William Henry McCarty, Jr.
23/11/1859 – 14/07/1881
Morreu c/apenas 21 anos - Fort Sumner, NM
Ladrão de cavalos e de gado, homem da lei, vaqueiro, e pistoleiro.

Está fora da rota 66, mas se o turista desejar, poderá visitar o Museu Old Fort Sumner – New Mexico, e a sepultura do carismático fora da lei “Billy The Kid” (Billy a criança) - Localizado a 45 minutos, 72 kms entre a Rota 66 e Fort Sumner.

"Billy the Kid", pseudônimo de William Henry McCarty, Jr; 23 de novembro de 1859  — 14 de julho de 1881, foi pistoleiro, ladrão de gado e de cavalos. Antes de se tornar um conhecido fora-da-lei, participou da Guerra do Condado de Lincoln, no Novo México. 

Foi membro do grupo de delegados conhecido como Os Reguladores de Lincoln, buscava vingança pela morte de seu patrão, John Henry Tunstall. Também era conhecido pelo nome de Henry Antrim.

Lincoln Pat Garret
Segundo uma famosa lenda, Billy teria matado 21 homens, exatamente o mesmo número de anos que o fora da lei viveu. No entanto registros históricos e relatos contabilizam apenas quatro. Essa lenda teve origem no seu obituário, publicado pelo jornal sensacionalista Santa Fe Weekly Democrat em 21 de Julho de 1881. 

O mesmo informava erroneamente que o pistoleiro que matou um homem para cada ano de vida, havia sido encontrado e consequentemente morto pelo Xerife de Lincoln Pat Garret.

Billy the Kid não foi perdoado após 130 anos

Governador do estado do Novo México, Bill Ruchardson, nos Estados Unidos, quer eximir o lendário criminoso de culpa mais de um século depois de sua morte, mas o pedido foi negado.

Um dos mais famosos bandidos do Velho Oeste voltou ao noticiário. Isso porque o governador do estado americano do Novo México, Bill Richardson, anunciou que tentará conceder perdão póstumo a Billy the Kid, passados quase 130 anos de sua morte. 

O lendário malfeitor, cujo nome verdadeiro era Henry McCarty, tem a fama de ter matado um homem para cada ano de sua vida – ou seja, 21. Foi morto em 14 de julho de 1881 com dois tiros, disparados pelo xerife Pat Garrett.

Tão logo o anúncio da intenção de conceder o perdão póstumo foi feito, surgiu a oposição. Os descendentes do xerife Pat Garrett manifestaram sua posição contrária ao ato do perdão. Para eles, uma decisão como essa desmoraliza a justiça.

A lenda de Billy the Kid correu o mundo todo e rendeu inúmeros livros, filmes e desenhos animados. Para Richardson – fã confesso do jovem pistoleiro –, o perdão póstumo se justifica, pois o fora-da-lei chegou a receber uma oferta de anistia, mas ela não foi cumprida pelas autoridades da época.

Segundo Richardson, o perdão fora prometido em troca de testemunhos dados por Billy em relação a assassinatos durante a Guerra do Condado de Lincoln, em 1878. Mas nunca foi concedido. É essa a injustiça que pretende corrigir agora.

Localizado a 45 minutos, 72 kms entre a Rota 66 e Fort Sumner.
72 kms entre a Rota 66/Santa Rosa - Fort Sumner 



.
.
.
Documentário de 53 minutos

.
A história contada por Hollywood de 1 hora e 20 minutos - legendado em português